Que música se ouvia em terras lusitanas à época de Camões? Com que sons se deleitaria D. João V e a sua corte? Que partituras se sublimaram aquando das lutas entre liberais e miguelistas? Como se verteu em canto o espírito nacional sacudido pelo Ultimato Inglês? Quanto de impressionismo, de cubismo ou de futurismo coube nos serões musicais lisboetas? De que forma se romperam partituras no caminho para a liberdade de Abril? Prepare-se para uma viagem no tempo. Do Renascimento ao século XX, o ciclo Histórias da Música em Portugal propõe uma panorâmica sobre a música que alguns dos melhores compositores portugueses escreveram ao longo dos séculos. Em cada concerto, músicos do Ensemble MPMP interpretarão páginas exemplares do repertório nacional — desde polifonia para quarteto vocal a cappella até literatura para piano — e os momentos musicais serão comentados e explicados por Edward Luiz Ayres d’Abreu, observando o contexto sociocultural em que foram escritos sob um olhar transdisciplinar das artes e das ciências. Em jeito de contraponto, os ouvintes serão ainda convidados a descobrir, em cada concerto, uma obra de um compositor actual. Que relações se podem desvelar entre a música do passado e a música de hoje? As respostas serão seguramente surpreendentes!
Concerto 1
Renascimentos
26 de Maio, 16h30
Convento dos Capuchos (Almada)
Ensemble MPMP
Clara Alcobia Coelho, soprano
Rita Morão Tavares, meio-soprano
Pedro Rollin Rodrigues, tenor
Rui Bôrras, baixo
Pedro Escobar (1465?-1535?)
Pásame, por Dios, barquero
Clamabat autem mulier
Vicente Lusitano (1520?-1561?)
Heu Me Domine
Duarte Lobo (1565?-1646)
Asperges Me
Vidi Aquam
Eurico Carrapatoso (1962-)
Missa sine nomine
Concerto 2
Barrocos
30 de Junho, 16h30
Convento dos Capuchos (Almada)
Helder Sousa, cravo
Manuel Rodrigues Coelho (1555-1635)
Primeiro tento do 4.º tom (das Flores de Música)
Domenico Scarlatti (1685-1757)
Sonata K58 (Fuga)
Sonata K310 (Andante)
Sonata K224 (Vivo)
Carlos Seixas (1704-1742)
Sonata n.º 42 em fá menor (Allegro — Minuete)
Sonata n.º 48 em sol maior
Sonata VI ([Allegro] — Minuete)
António Pinho Vargas (1951-)
Il Ritorno (I. Prelúdio)
Concerto 3
Classicismos
29 de Setembro, 16h30
Convento dos Capuchos (Almada)
Ensemble MPMP
Daniel Bolito, violino I
João Vieira de Andrade, violino II
Leonor Fleming, violeta
Nuno Cardoso, violoncelo
Philippe Marques, piano
João Pedro de Almeida Mota (1744-1817)
Quarteto Op. 6, n.º 4: II. “Allegretto”; III. “Minuetto”
Marcos Portugal (1762-1830)
Sonata em ré maior
João Domingos Bomtempo (1775-1842)
Sonata Op. 18, n.º 3
Quinteto com piano, Op. 16: I. “Allegro moderato”
Sérgio Azevedo (1968-)
Popularuskia: I. “Quodlibet: quase um madrigal”; II. “Rimanço”
Concerto 4
Romantismos
13 de Outubro, 16h30
Convento dos Capuchos (Almada)
Joana Seara, soprano
Joana David, piano
Gustavo Salvini (1825-1894)
Se as rosas soubessem
Dê
Oh! Rosas purpurinas
Alfredo Keil (1850-1907)
Tôjos e Rosmaninhos
“Cantiga de cego”
“Promessas”
“Sacrilégio”
Vianna da Motta (1868-1948)
Cinco canções portuguesas
“Pastoral”
“Amores amores”
“A Estrela”
“Olhos negros”
“Lavadeira e Caçador”
Fernando Lapa (1950-)
Imagem (Miguel Torga)
Concerto 5
Modernismos
24 de Novembro, 16h30
Convento dos Capuchos (Almada)
Rui C. Antunes, violino
Miguel Leal, piano
Luiz de Freitas Branco (1890-1955)
Sonata n.º1: I. “Andantino”
Ruy Coelho (1889-1986)
Sonata n.º 2
Lopes-Graça (1906-1994)
Pequeno tríptico
Luís Tinoco (1969-)
Tríptico
Concerto 6
Vanguardas
15 de Dezembro, 16h30
Convento dos Capuchos (Almada)
Philippe Marques, piano
Filipe Pires (1934-2015)
Figurações II
Jorge Peixinho (1940-1995)
Sucessões simétricas
Estudo II
Red-Sweet Tango
Constança Capdeville (1937-1992)
Valse, Valsa, Vals, Keuschheits Waltz
Jorge Peixinho
In Folio/Para Constança
Janeira
Cândido Lima (1939-)
Gaspard la nuit