Eli Camargo Jr. nasceu em São Vicente, estado de São Paulo, Brasil, 1956. Estudou guitarra clássica com Henrique Pinto, formando-se na Faculdade de Música de Santos. A primeira fase da sua carreira foi como guitarrista, a solo e em agrupamentos de câmara, em concertos no Brasil e em Portugal. Destacam-se as suas apresentações em salas como o Teatro Municipal de Santos, Teatro do Museu de Arte de São Paulo, Sala Aylton Escobar, Salão Nobre do Conservatório Nacional em Lisboa e Sociedade Portuguesa de Autores.

Como guitarrista participou em cursos de aperfeiçoamento com Abel Carlevaro e realizou um estágio de “Virtuosismo e Música Contemporânea Portuguesa” no Conservatório Nacional sob a orientação do Prof. José António Lopes e Silva.

Estudou direcção coral e orquestral em vários cursos no Brasil (Festival de Inverno de Campos do Jordão, com Michel Philliphot e Hugh Ross), Portugal (Robert Hullygan) e Espanha (em Lérida com Peps Pratts e Erwin Lizt; em Alcalá de Henares com Arturo Tamayo). É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com José Carlos Buonacorso, Christopher Bochmann e António Pinho Vargas.

Residente em Portugal desde 1985, participou activamente no ensino da música como professor de Guitarra, Análise e Técnicas de Composição e Música de Câmara no Conservatório Regional de Castelo Branco, Escola de Música de Torres Novas, Orfeão de Leiria, Academia de Música e Dança do Fundão e Escola de Música Canto Firme de Tomar. Criou e dirigiu, em três anos consecutivos, os Cursos de Música em Conjunto, realizados na Escola de Música e Dança do Fundão, quando então leccionou com Olga Prats. Desde 1999 é professor na Escola de Música do Conservatório Nacional nas disciplinas de Análise e Técnicas de Composição e Música de Câmara. Leccionou as disciplinas de Música de Câmara e Didáctica da Música no Instituto Piaget, Campus de Almada.

Actualmente conclui o seu Doutoramento em Música, orientado por Christopher Bochmann, na Universidade de Évora. Seu estudo tem como título “Música de Câmara e Sincronismo: estratégias notacionais”. Desde 2004 vem apresentando com regularidade o seu trabalho como compositor.